REJUVENESCE
Maiô, óculos e touca já! Natação rejuvenesce e isso você não sabia
A velocidade de transmissão de estímulos nervosos de um nadador de 80 anos equivale o de uma pessoa 30 anos mais jovem. Ou seja, reflexos mais rápidos e memória ágil.
Veja os muitos benefícios da natação.
Aproveite a chegada da primavera e comece a nadar. (Foto: Pexels)

E tem mais! Quem nada perde menos massa muscular e tem pressão arterial melhor controlada, além de capacidade cardíaca maior. O estudo foi de Joel Stager da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, com nadadores acima de 25 anos que fazem a atividade com regularidade.

O que explica os benefícios da natação?

Poucos esportes podem ser praticados por todos, desde bebês, crianças, gestantes, idosos; e poucos esportes são tão completos. Você já ouviu muito isso, mas sem saber exatamente o motivo. O instrutor de natação Bruno Sá, que também treina atletas para travessias no mar, explica: “Natação é um esporte completo porque trabalha todos os grupamentos musculares além de atuar no desenvolvimento cardiovascular simultaneamente”.

Agora faz todo sentido! Com a natação, o pulmão libera mais oxigênio para o sangue e coração, o que melhora a condição das células. Traduzindo, os sinais da idade demoram a aparecer porque as células estão sendo mais oxigenadas. A diferença na saúde e no condicionamento para quem nada de 3 a 5 quilômetros por semana pode chegar a 20 anos. O Departamento de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Memorial Chang Gung, em Taiwan, mostra que idosos praticantes assíduos da natação também têm melhor coordenação motora.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.