RELACIONAMENTO
Casamento: quem perde interesse no sexo primeiro? Tem pesquisa sobre
No geral, tanto homens quanto mulheres perdem o interesse em sexo com o passar da idade. Mas e nos relacionamentos longos, quem esfria o bule? 
Sexo no relacionamento.
Falta de interesse por sexo na relação costuma acontecer entre elas ou eles? (Foto: Pixabay)

Perder o interesse em sexo após o casamento está mais provável para as mulheres segundo um estudo sobre a sexualidade dos britânicos com 5 mil homens e 6,7 mil mulheres publicado no jornal científico BMJ Open.

O que o estudo, da Universidade de Southampton e University College London, mostrou foi que, em relacionamentos mais longos, 34% das mulheres entrevistadas declararam ter perdido o interesse por sexo por uns 3 meses no ano anterior. Enquanto que entre os homens ouvidos este percentual ficou em 15%.

O mais curioso do estudo foi a idade daqueles que declararam a falta de interesse em sexo na relação. Para eles, isso ocorre entre as idades de 35 a 44 anos. Já para elas, entre os 55 e os 64 anos. Apesar da validade desta pesquisa, publicada pela BBC, sabemos que há muitas diferentes razões para uma queda de libido, seja ela feminina ou masculina.

Perda de interesse sexual da mulher

Os pesquisadores envolvidos na pesquisa não relacionaram a menopausa como um fator determinante para as mulheres. Ter filhos pequenos em casa sim, mostrou-se especialmente desestimulante para as mulheres.

Perda de interesse sexual de homens e mulheres

De ambos os sexos, problemas de saúde física e mental, falhas de comunicaçãofalta de conexão emocional durante o sexo apareceram como as principais razões para ambos os sexos perderem o interesse.

Mas como não perder o interesse em sexo na relação?

É de caso a caso, obviamente, mas na Grã-Bretanha, a Pesquisa Nacional de Atitudes e Estilos de Vida Sexuais identificou que aqueles que achavam “sempre fácil falar sobre sexo” na relação tinham menos probabilidade de dizer que perderam o interesse. Ou seja, conversar sobre é sempre o melhor começo.

Para os homens, ter alguma dificuldade sexual ou não estar feliz na relação podem estar entre os motivos de perder o interesse em sexo. No estudo, as mulheres citaram não compartilhar o mesmo nível de interesse sexual e não ter as mesmas preferências sexuais como os motivos para baixa na libido.

Como tratar a falta de interesse em sexo?

Cynthia Graham, professora de saúde sexual e reprodutiva da Universidade de Southampton, após a pesquisa, orientou: “Isso realça a necessidade de lidar e, se necessário, tratar problemas de desejo sexual de uma maneira holística e específica em termos de relacionamento e gênero”. A pesquisadora também acrescentou: “É importante olhar além dos antidepressivos”.

O Mais Mulher entende o universo feminino e traz informação sobre alimentação saudável, atividade física, yoga, amor, sexo, moda, comportamento e beleza em um só lugar.